Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:24.

Apresentação

O curso tem se constituído, desde sua primeira edição, em 1992, na principal experiência em pós-graduação lato sensu do Departamento de Ciências Sociais (DCS), da FCS–UFG. A partir em edições esporádicas, o DCS tem oferecido o curso, cuja receptividade e credibilidade junto ao público interessado ficam evidentes diante da intensa procura pelo mesmo.

Nos primeiros anos de existência, o curso foi fundamental para que muitos graduados em diversas áreas, particularmente em Ciências Sociais, antes a impossibilidade de fazer um curso de pós-graduação stricto sensu pudessem se capacitar. Uma vez que os Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ciências Humanas ainda eram poucos na UFG, se limitando aos Mestrados em Educação, Filosofia e História, alguns professores da UFG fizeram o curso, visando ao aprimoramento de suas atividades acadêmicas.

Ao mesmo tempo, o curso tem atendido ao setor público. Com efeito, em um Estado em que a administração pública ressente de uma formação mais consistente, com profissionais capazes de estabelecer reflexões acerca da realidade social da região, o curso tem proporcionado um espaço fértil para que possam se capacitar. O número de funcionários públicos municipais, estaduais e federais que concluiu o curso é imenso e a presença dos mesmos em cargos administrativos estratégicos atesta a importância dessa especialização.

O público alvo se expande para outras áreas, abarcando pessoas que atuam no movimento social. Diversos militantes de Organizações Não-Governamentais e dirigentes sindicais têm procurado o curso com o objetivo de aprimoramento dos seus conhecimentos, de forma a se preparar para uma intervenção mais qualificada em suas respectivas áreas de atuação.

A especialização tem, ainda, contribuído para a qualificação profissional de funcionários da UFG. Atendendo às exigências normativas da UFG, o curso tem reservado 10% (dez por cento) de suas vagas para os servidores técnico-administrativos, permitindo que esses profissionais tenham uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em prol da UFG e, por extensão, da sociedade.

Listar Todas Voltar