Weby shortcut
topo.jpg

Histórico e apresentação do Curso

Atualizado em 19/11/17 17:52.

O Curso de Especialização em Políticas Públicas tem se constituído, desde sua primeira edição, em 1992, na principal experiência em pós-graduação lato sensu do antigo Departamento de Ciências Sociais (DCS), da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), hoje Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Inicialmente, em edições esporádicas, e a partir de 2015 de forma anual, a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) tem oferecido o Curso, cuja receptividade e credibilidade junto ao público interessado ficam evidentes diante da intensa procura pelo mesmo.

Nos primeiros anos de existência, esta Especialização foi fundamental para que muitos graduados em diversas áreas, particularmente em Ciências Sociais, ante a impossibilidade de fazer um curso de pós-graduação stricto sensu pudessem se capacitar. Uma vez que os Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ciências Humanas ainda eram poucos na UFG, se limitando aos Mestrados em Educação, Filosofia e História, alguns professores da Universidade fizeram, também, o Curso, visando ao aprimoramento de suas atividades acadêmicas.

Ao mesmo tempo, a Especialização tem atendido ao setor público. Com efeito, em um Estado em que a administração pública ressente de uma formação mais consistente, com profissionais capazes de estabelecer reflexões acerca da realidade social da região, o Curso tem proporcionado um espaço fértil para que possam se capacitar. O número de funcionários públicos municipais, estaduais e federais que concluiu o Curso é grande e a presença dos destes em cargos administrativos estratégicos atesta a importância dessa Especialização.

O público alvo se expande para outras áreas, abarcando pessoas que atuam em movimentos sociais. Diversos militantes de Organizações Não-Governamentais e dirigentes sindicais têm, também, procurado o Curso com o objetivo de aprimoramento dos seus conhecimentos, de forma a se preparar para uma intervenção mais qualificada em suas respectivas áreas de atuação.

A Especialização tem, ainda, contribuído para a qualificação profissional de funcionários da UFG. Atendendo às exigências normativas da UFG, o Curso tem reservado 10% (dez por cento) de suas vagas para os servidores técnico-administrativos, permitindo que esses profissionais tenham uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em prol da UFG e, por extensão, da sociedade.

Listar Todas Voltar